top of page

Mas e a timidez?

Olá, leitor. Tudo bem? No post dessa semana queria abordar um assunto que geralmente sempre vem a tona no primeiro contato com os clientes e fica super evidente durante o ato fotográfico: Timidez.


Quem aí já teve vontade de fazer um ensaio ou até mesmo já recebeu uma proposta daquele amigo profissional, porém teve receio por se considerar uma pessoa muito tímida talvez não ''espontânea'' suficiente para sair bem na foto?


Essa pergunta acaba virando um pensamento recorrente que, muitas vezes até influencia o cliente negativamente na hora de por em prática a vontade de ser fotografado.

''Alessandro, estou super ansiosa para as fotos, porém tenho medo de não ficar tão bom por eu ser uma pessoa muito tímida''

Esse tipo de relato é super comum quando clientes entram em contato comigo pela primeira vez para fechar um trabalho.


Para te tranquilizar, já deixo claro que, sim, é totalmente possível ter fotos incríveis e até mesmo super despojadas mesmo sendo uma pessoa introvertida.

Uma das coisas que preciso esclarecer é que: Toda e qualquer questão referentes ao ato fotográfico são de responsabilidade do fotógrafo.


Quando você contrata um serviço, você está contratando alguém para solucionar seus problemas. Se você precisa de um ensaio porém é uma pessoa tímida, cabe ao profissional a tarefa de contornar essa situação para que o resultado seja o melhor possível.


Por isso, sempre que for contratar um fotógrafo, procure alguém que te passe confiança e que te dê certeza de um serviço bem executado e sem dor de cabeça.

Tendo isso claro, trago outro ponto super importante que gostaria de levantar que é: Reflita sobre o seu objetivo.


Quando realizamos um ensaio a maioria dos profissionais, por algum motivo, tendem a ir sempre pelo mesmo caminho e muitas vezes praticamente obrigando o cliente a deixar de ser ele mesmo para poder se encaixar no ''correto''.


A timidez pode ser ser vista por dois lados, um deles é negativo (Que deve ser resolvido pelo fotógrafo) e o outro positivo, pois isso faz parte da personalidade da pessoa.

Aquela foto sorrindo enquanto corre em direção a câmera até pode vir a ser uma foto incrível, porém deixa de fazer sentido se isso foge da personalidade da pessoa fotografada.


Então sempre procure ter em mente que ser você mesmo facilita muito na hora de passar isso para as fotos. Não tente mudar sua personalidade ou seu próprio ser pra ter um trabalho que não vai refletir quem você é de verdade.


Um dos meus objetivos dentro da fotografia é justamente esse: Registrar as pessoas da forma que elas são. Sejam tímidas, extrovertidas, sérias, brincalhonas, etc... Um bom profissional sabe que os melhores resultados vem quando aceitamos quem somos e deixamos isso em evidência na hora de mostrarmos isso para as pessoas. E acredite, isso é o mais perto da naturalidade que você vai alcançar no seu ensaio.


Espero que tenha curtido esse conteúdo e, se tu gosta e tem acompanhado meu trabalho por aqui, entre em contato para trocarmos ideias e quem sabe tirarmos do papel aquele seu desejo antigo de fazer um ensaio. Vai ser um prazer contar parte da sua história.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page