top of page

Sobre como escolher as roupas para o ensaio fotográfico

Uma das dúvidas mais comuns que praticamente todos os clientes me perguntam quando marcam o ensaio é: ''Mas então Ale, que roupa eu uso?''


Esse é um ponto super importante que deve ser abordado durante o planejamento do ensaio, afinal todo cliente busca por fotos diferentes que chamem a atenção e a roupa que vai ser utilizada é sem dúvidas algo que pode potencializar o resultado final.


Pensando nisso, elaborei 5 dicas rápidas para vocês ficarem ''bem na foto'', literalmente.

Curtiu a ideia? Então bora pras dicas!


1 - Conforto em primeiro lugar



Casal caminhando no parque de mãos dadas
Nesse exemplo, o casal optou por roupas confortáveis e super leves que conversavam entre si.

Um dos fatores que mais podem afetar o resultado do ensaio é quando o cliente opta por roupas que não sejam confortáveis. Pense o seguinte: Você está indo para uma sessão onde constantemente terá que se movimentar, caminhar, subir e descer de lugares, entre outras aventuras.

Agora imagine fazer isso com uma roupa pesada que proporciona zero mobilidade. Não parece algo que vá resultar em boa coisa, certo?

Isso pode estragar a sua experiência completamente e, pior, dependendo dos casos, pode ficar evidente nas fotos que você estava desconfortável naquele momento.

Então a primeira coisa que você deve fazer é cogitar somente peças que lhe proporcionem conforto e leveza, pois isso será refletido no resultado final do trabalho.


2 - Respeite o contexto da locação



Retrato feminino
Ensaio realizado em um piquete onde a modelo optou pelo pala gaúcho para harmonizar com a locação.

Não é novidade falar que cada tipo de locação combina melhor com determinados looks, certo? Porém é sempre bom lembrar que devemos harmonizar o que vestimos com o local onde o ensaio será realizado. Quando não nos atentamos a esse detalhe, pode se criar uma sensação de desconexão entre os modelos e o ambiente do ensaio... O que não é recomendado.


Uma forma de contornar esse problema é conhecendo o local do ensaio e buscando referências (Com o próprio fotógrafo ou na internet) de trabalhos que já tenham sido realizados por lá e perceber o que funciona melhor. Você não usaria roupas do dia a dia na cidade como tênis casual, calça jeans e camiseta básica para fazer um ensaio na praia ou em locais com muito verde, certo? Ambientes assim pedem uma vestimenta adequada a situação. Invista em camisas com abotoamento, calças com tecido mais leve e calçados alinhados com essas peças. Se o ensaio for na praia, considere guardar os sapatos e por os pés na areia. Isso trará naturalidade e contexto para a história do ensaio.


Esteja atento ao uso de acessórios que não conversem com o ambiente. Relógios ou correntes muito chamativas podem não casar com locais que tragam uma sensação de maior naturalidade e leveza.


3 - Cuidado com estampas



Filha olhando para a barriga da mãe
Exemplo de look com peça de estampa monocromática discreta, sem chamar atenção.

Você já parou para pensar o motivo das peças lisas em cores neutras serem mais utilizadas nos ensaios? Isso definitivamente não é só coincidência. Quando se opta por esse tipo de roupa, temos o benefício de usar algo que vai combinar com praticamente tudo. Peças estampadas em tons terrosos ou coloridos podem fazer você sumir em meio ao cenário, principalmente em um ensaio feito em um local com muito verde, como parques com árvores e mato, de forma geral.


Isso não significa que você não pode usar roupas com estampa, afinal muitas vezes isso faz parte do seu gosto pessoal e ajuda a mostrar sua personalidade nas fotos, porém é interessante nesses casos buscar um equilíbrio. Estampas menos chamativas em tons monocromáticos ou o uso de uma peça estampada na parte inferior e lisa na parte superior costumam funcionar bem.


Busque harmonia no visual e contrastes que não fiquem exagerados para escolher as roupas. Peças lisas em tons terrosos mais claros, esverdeados e azulados costumam trazer maior leveza para as fotos. Evite roupas muito escuras ou com estampas chamativas com palavras, números grandes, listras e afins. Isso vai ajudar a manter o foco nos modelos que são o assunto principal dentro da composição!


4 - Entenda como combinar as cores


Círculo cromático
Combinações do círculo cromático

A melhor maneira de escolher a combinação ideal de cores é através do circulo cromático. Com ele podemos visualizar as cores e como fazer elas conversarem entre sí de maneira que se passe a mensagem desejada.


As combinações podem ser:


Monocromia - Quando se utiliza uma mesma cor em diferentes tons para fazer a combinação. Ideal para passar uma mensagem totalmente harmônica.


Complementares - Nas combinações complementares, usamos cores opostas dentro do círculo, trazendo maior contraste e energia para o visual.


Semi-Complementares - Essa é uma variação da combinação complementar, onde podemos escolher uma cor principal e duas complementares para trazermos um contraste evidente, porém menos intenso.


Triádicas - As combinações triádicas são formadas a partir de três cores isoladas dentro do círculo, proporcionando um visual de contraste alto equilibrando a harmonia.


Análogas - Ideal para quem busca uniformidade no look, as combinações análogas representam a utilização de 2 ou três cores próximas dentro do circulo, o que garante maior leveza.


Tetraédricas - Nesse tipo de combinação, podemos escolher uma cor principal, duas complementares e uma cor extra para dar complemento as demais e trazer uma sensação de suavidade entre os tons.


Quadráticas - A última mas não menos importante combinação é a quadrática, que apresenta quatro cores distantes dentro do círculo que se complementam. Esse tipo de combinação traz um ar de maior alegria e diversão na composição.


Sabendo utilizar as combinações do círculo cromático, combinar as cores da sua composição para o ensaio vira uma tarefa muito mais fácil. Procure levar em consideração as cores do ambiente do ensaio para ter resultados ainda melhores!


5 - Você é o que você veste



Casal apaixonado
Ensaio no qual o casal optou por peças que faziam parte da personalidade dos dois.


E chegamos a última e talvez mais importante dica desse post: Seja você.

Use sua criatividade para combinar peças que fazem você se sentir bem e que fazem parte do seu estilo, adaptando-as dentro das dicas citadas acima.

Cores podem ser harmônicas, ter alto contraste, trazer suavidade e vida para a fotografia, porém só faz sentido se você se reconhecer quando ver o resultado final.

Respeite quem você é e o que você gosta de vestir e tenho certeza que isso vai ser o que mais vai trazer sentimento para seu ensaio.



E aí, curtiu as dicas? Não esquece de deixar tua curtida, comentário e compartilhamento para me ajudar a trazer cada vez mais conteúdo aqui para o blog.


Espero que tenha te ajudado a tomar uma melhor decisão na hora de escolher a roupa ideal para seu ensaio e que suas fotos fiquem incríveis!


Obrigado por ler até aqui,


Um abraço! o/




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page