top of page

Sobre como guardar suas memórias

Olá, povo. Tudo bem? Hoje pensei em trazer uma dica que serve como utilidade pública que é: Como guardar as fotos do seu ensaio/evento?

Se você já contratou alguém para prestar serviços fotográficos sabe que, tão importante quanto ter um material de excelência em mãos, é extremamente necessário que se saiba armazenar isso em um local seguro.


Aliando isso ao fato de que hoje temos disponíveis as mais variadas formas de armazenamento que se possa imaginar, pensei em trazer esse conteúdo pois acredito que muitas pessoas devem ficar confusas quanto ás opções.


Tem alguma melhor que a outra? Qual a mais recomendada? Vou esclarecer essas e outras questões agora.


Qual a forma de armazenamento mais segura?


Quando pensamos em armazenamento logo vem a mente possíveis problemas que podemos ter como os arquivos corrompidos, mal funcionamento da unidade, etc. Por isso sempre que algum cliente me questiona sobre a forma mais segura de armazenar as fotos minha resposta é: Usar todas as formas.


Isso mesmo, usar todas as formas de armazenamento que estiverem ao seu alcance. Seja um HD externo, PenDrive, Seu computador ou Nuvem, para garantir maior segurança é essencial que você tenha cópia dos arquivos em locais diferentes para se certificar que, se alguma delas apresentar problemas você terá outros meio para acessar.


''Mas qual o melhor lugar?''


Hoje, felizmente, temos disponíveis os mais diversos tipos de unidades que vão desde a memória do seu computador até unidades externas como um HD ou armazenamento em nuvem.


Muita gente curte a ideia de guardar as fotos em PenDrive, porém é essencial que se tenha um certo cuidado quanto a qualidade do mesmo.

Devemos lembrar que PenDrives e Cartões de memória são provavelmente uns dos itens mais falsificados que encontramos por aí, então ter certeza que aquele que você tem na gaveta da escrivaninha guardado há anos sem ser utilizado é original já é uma boa forma de evitar maiores problemas.


Outra escolha que vem ganhando o coração de quem precisa de um armazenamento seguro e prático são as unidades em nuvem, que nada mais são do que arquivos armazenados online. Esse tipo de serviço é oferecido por diversas empresas que, normalmente oferecem uma capacidade menor de armazenamento de forma gratuita e possibilitam a compra de mais memória caso seja de interesse do usuário.

Entre as principais opções podemos destacar algumas como: Google Drive, Dropbox, AmazonCloud, etc.


''Backup é realmente necessário?''


Sim. Por mais que muitas pessoas não o façam, é altamente recomendável que se faça backup de todas as suas fotos. Esse ponto está ligado inteiramente com o primeiro citado no post. Quanto mais locais você utiliza para salvar seus arquivos, maior é a probabilidade de você conseguir recuperar caso algum apresente problemas.


E não se iluda pensando que ter duas cópias em uma mesma unidade de armazenamento significa estar seguro. Se a mesma vier a dar problema, ambas as cópias serão afetadas. Então sempre armazene tudo em locais separados para garantir maior segurança e evitar dor de cabeça.

Lembre-se da lógica: Quem tem um, tem nenhum. Quem tem dois, tem um.


O profissional tem algum responsabilidade sobre as fotos?

Não. O profissional tem a responsabilidade de entregar o material enquanto cópias e backups ficam por conta do cliente. Porém, obviamente, se o fotógrafo ainda tem seus arquivos armazenados (o que é uma grande possibilidade) ele não terá problemas em reenviar os mesmos.


Grande parte dos profissionais guarda a maioria dos trabalhos para utilização em campanhas de divulgação e portifólio, então em último caso pode-se conferir com o mesmo se ele ainda tem os arquivos salvos. Porém não é recomendável depender dele para recuperar suas fotos, principalmente se o trabalho foi realizado há mais de 1 ano. Quanto maior o período de tempo, menor a possibilidade do mesmo ainda possuir uma cópia.


Uma opção que agrega valor e sentimento


Para finalizar o post trago uma dica super especial que deixa qualquer trabalho ainda mais impactante. Você já considerou a possibilidade de fazer um álbum ou material impresso?

Acabo percebendo que muitas vezes as pessoas esquecem essa possibilidade quando pensam em fazer um ensaio e acabam lembrando apenas das cópias digitais.

Claro que isso de dá por vivermos em um mundo totalmente digital nos dias de hoje, porém é sempre bom mantermos o que vale a pena ser mantido.

O material impresso, além de trazer algo físico acaba proporcionando um sentimento ainda mais forte quando vamos relembrar os momentos.


Ter as cópias digitais acaba sendo uma opção de menor custo e maior praticidade, porém nada substitui a sensação de sentar na varanda de casa e revisitar as memórias que ficaram daquela data com um álbum impresso em mãos. Então sempre que você for contratar um fotógrafo, considere essa possibilidade. O valor vai ser maior, mas não estamos falando apenas do valor do investimento e sim do valor sentimental.


Espero que tenha curtido as dicas que passei nesse post e se tu acompanha meu conteúdo e acha que ele pode ser relevante para outras pessoas, deixa teu like e compartilha nas tuas redes sociais pra ajudar na divulgação.

Obrigado por ler até aqui


Um abraço!


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page