top of page

Sobre fazer um trabalho autoral

Hoje vou abordar um tema que está sempre em alta na área da fotografia: Fotos autorais.

Você que acompanha meus posts por aqui sabe que uma das teclas que eu vivo batendo é que não basta ter um trabalho bom, tecnicamente falando, mas sim ter um trabalho que alinhe a técnica ao seu olhar. A forma como você vê o mundo.


Vivemos em uma época onde somos bombardeados de referências visuais desde quando nascemos e isso influencia diretamente no resultado do nosso trabalho.

Quando entrei no mercado fotográfico percebi que, na maioria das vezes as fotos que me chamavam atenção eram fotos que quebravam o padrão e saiam do lugar comum dentro da fotografia e isso acabou me inspirando a ir atrás e aprender com esses caras.


A forma como viam o mundo, as características que faziam seus trabalhos serem muito semelhantes as suas personalidades e como uma imagem automaticamente podia remeter á alguém simplesmente pelo estilo da luz, tons e formas de enquadramento.


Isso tudo me deixou empolgado e, para minha surpresa, quando comecei a aprender com essas pessoas percebi que meus mentores haviam passado pelo mesmo processo anos atrás. O processo de se interessar por pessoas que faziam fotografias autorais e diferentes.


Meu processo de evolução começou a tomar um novo rumo a partir desse momento. Quando percebi que não era sobre desenvolver algo novo que nunca tenha sido feito antes, mas sim sobre aprender a mostrar o que já estava dentro de mim.


Todos nós somos únicos. Algumas semelhanças, talvez, mas nunca iguais.

Conheça a si mesmo.

Isso me fez entender que minha forma de contar histórias já estava em mim antes mesmo de eu começar a trabalhar com fotografia. Não é algo que eu precisei aprender a como fazer, mas sim como mostrar.


Desde que entendi esse processo e comecei a por em prática, minha fotografia tomou novos rumos e passou a ter mais ''minha cara'' por assim dizer.

Invista em você.


Tudo isso que eu mencionei anteriormente veio com dedicação, esforço e, claro, investimento. Tanto investimento de tempo quanto financeiro, afinal se não investirmos em nós mesmos, como vamos esperar que os clientes invistam?


Quando entramos em uma área procuramos destaque acima de qualquer coisa. Criar algo que nunca foi feito e vai revolucionar e impulsionar sua carreira, mas precisamos entender que isso vem com o autoconhecimento. Conhecer a si mesmo é necessário para que possamos nos expressar através de nossas criações e assim tornarmos nosso trabalho cada vez mais autoral e procurado por quem segue a mesma linha de raciocínio. Isso jamais deve ser esquecido.


Nunca pare de aprender.

O estudo é essencial e nunca pode parar, precisamos entender o mercado e pularmos na frente, porém facilita demais saber qual caminho seguir.


Se tu acompanha meu trabalho por aqui e se identifica com minha forma de pensar não esquece de curtir e compartilhar o post. Ajuda demais para eu ter uma noção se o que escrevo aqui é relevante e me motiva a continuar.


Muito obrigado e um abraço!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page