top of page

Sobre ser autor x copiador

Você já abriu o perfil de algum fotógrafo e percebeu que tinha algo em sua fotografia que o diferenciava dos outros?

Aquele estilo de foto, cor e características que fazem você reconhecer o trabalho de longe. Bom, se você já percebeu isso, muito provavelmente você está vendo o perfil de um profissional com autoria.


Mas afinal, o que é autoria?


De acordo com o Google, autoria significa a qualidade ou condição de ser autor. O que significa que, quanto mais autoral sua obra, maior é a chance dela ser reconhecida e admirada por pessoas que busquem trabalhos parecidos com o que você entrega.


Pensando a respeito disso, reparei que, muitas vezes clientes esperam que o profissional execute o estilo de outros profissionais, talvez por referências vistas na internet ou algo assim e o que acaba sendo pior: Muitas vezes o fotógrafo acaba aceitando e fazendo seu trabalho virar uma verdadeira bagunça.


Imagine se a cada trabalho, a pessoa mudasse o estilo da sua fotografia? Isso definitivamente faria as pessoas não terem certeza do que vão receber quando contratarem esse profissional, afinal alguém que não mantém uma linha de raciocínio dentro do próprio trabalho automaticamente se torna um profissional imprevisível.


Busque identificação


Quando você busca um profissional, deve se identificar com sua autoria, sua metodologia de trabalho e afins. Isso faz com que cliente e fotógrafo estejam em sintonia sobre o que vai ser entregue ao final do processo.

Todo profissional que acredita no próprio trabalho e é autor, definitivamente não faz cópias de outros profissionais e sabe o valor da própria arte. Isso é algo que tem que ser bem compreendido tanto pelo profissional quanto pelo cliente.


Busque valor

Quanto mais autoral, maior o valor do trabalho. E não estou falando apenas em valor monetário, mas valor sentimental. Quando você compra algo, não gosta de saber que aquilo é exclusivo? Que somente você tem? A lógica acaba sendo a mesma.

Quando você entra em uma loja de roupas que trabalha com peças diferentes e únicas, percebe que o valor é muito maior do que naquela loja onde você encontra a mesma peça básica com 100 outras iguais.


Isso reflete a valorização do que é exclusivo e feito por pessoas que acreditam no que fazem.


Então sempre que buscar um fotógrafo, busque entender o trabalho, entre no site, veja o portifólio e descubra se o que o ele entrega está dentro do que você busca.

É muito comum profissionais em início de carreira acabarem mudando o estilo de um trabalho para o outro, muito por ainda não terem o próprio bem estabelecido. Porém, definir isso deve ser prioridade para poder consolidar o negócio e ser reconhecido por sua autoria, afinal marcas precisam disso.


A Apple não teria o sucesso que tem se a cada iPhone lançado eles mudassem completamente a proposta do celular, certo? Então devemos desenvolver uma linha de raciocínio e sempre buscar melhorias dentro dessa mesma proposta.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado de alguma forma, seja você um potencial cliente ou fotógrafo em busca de dicas para desenvolver seu trabalho.

Obrigado por ler até aqui e se você curtiu esse conteúdo, deixa o like e compartilhe pra chegar em outras pessoas.

Abraço!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page