top of page

Sobre Temperaturas de Cor

Hoje vou abordar um tema super bacana dentro da fotografia que é a temperatura de cor.

Já reparou que quando estamos assistindo um filme, existe uma variação de cor que é baseada no que está sendo mostrado em cena?


Isso acontece pois as cores são capazes de transmitir sensações e sentimentos em quem as vê então é muito comum ver quem trabalha com audiovisual usando essa técnica para transmitir sua mensagem.


Geralmente as cores funcionam como uma espécie de referência para o momento. Cores azuladas com temperaturas frias são associadas a momentos de maior seriedade ou situações de tristeza, enquanto cores com uma paleta mais próxima ao amarelo com temperatura quente tendem a ter ligação com sentimentos felizes e trazem uma sensação de conforto.


Podemos perceber obras onde a paleta varia entre os tons de acordo com o desenvolvimento da trama e isso nos ajuda com o fator imersão.

Na fotografia, normalmente usamos as cores de forma mais artística, não apenas para passar a mensagem, mas também representar muito do que somos.


Conforme o fotógrafo desenvolve suas cores e estilos com o objetivo de tornar seu trabalho mais autoral, ele passa pelo momento da escolha da temperatura de cor, que nesse caso é representada pela configuração do Balanço de Branco (White-Balance), que pode ser definido tanto no momento do clique quanto na pós produção (opção menos recomendada).


Se você acompanha meu trabalho vai perceber uma presença muito forte de tons quentes. Isso passou a fazer parte da identidade visual do meu trabalho e foi, possivelmente, o que mais demorei pra definir.




Paleta de cores da foto

Por que?


Nos dias atuais, crescemos bombardeados por referências visuais e se pararmos pra analisar, temos em mãos a possibilidade de acompanhar o trabalho de profissionais que usam tão bem a temperatura de cor que muitas vezes ficamos confusos sobre como desenvolver um estilo próprio.


Nessas horas se faz uma análise do que foi produzido até o presente momento para encontrarmos uma identidade, algo que vá nos destacar e tornar o trabalho cada vez mais característico.


O que mais acabou pesando conforme eu desenvolvia esse estilo é o fato de eu adorar esse tom quentinho, que passa uma sensação super aconchegante.

Quando você vê uma foto feita dessa forma é como se você pudesse sentir a sensação e temperatura que estava naquele momento e isso é muito massa.




Paleta de cores da foto 2

Perceba que, mesmo em local fechado durante a noite, a temperatura passa uma sensação de conforto e praticamente nos sentimos parte daquele momento.


Pessoas que se identificam com esse tipo de tonalidade e cor tem maior tendência a procurar profissionais que entreguem esse tipo de trabalho, então é essencial que o tipo de temperatura da preferência do fotógrafo esteja alinhado com o de preferência do cliente.


Essa é uma questão totalmente pessoal e cada um vai ter um pensamento a respeito de qual tipo de temperatura representa melhor a mensagem a ser transmitida e o momento a ser representado.


Mas e você ? Também curte tons mais quentes ou acha que aquela pegada com tons azuis combina melhor com sua personalidade?


Deixa aqui nos comentários o que pensa do assunto e se tu curte o conteúdo que trago por aqui, compartilha esse post com pessoas que possam se interessar pelo assunto.


Obrigado por ler até aqui.


Um abraço!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page